Rafa-downloads
O Mem Reduct é uma ferramenta que monitora o uso das memórias física e virtual do computador, além dos arquivos de paginação do sistema operacional. Com ele, você fica sabendo no mesmo instante quando o consumo dos recursos do seu computador estiver muito elevado. Assim, você consegue tempo para tomar alguma atitude antes que a máquina comece a ficar lenta ou trave.
A ferramenta possui menos de 200 KB, e o processo de instalação é bem simples. Qualquer pessoa consegue adicionar o Mem Reduct à lista de aplicações do Windows sem maiores problemas.
De olho no mostrador 



Ao executar o programa, um ícone é mostrado na Bandeja do sistema, por meio do qual você pode visualizar a porcentagem de uso da memória física do computador. Por padrão, essa informação é atualizada a cada cinco segundos (500 milissegundos), mas você pode alterar esse tempo para o valor desejado. É só acessar a tela de opções da ferramenta.
 

Caso o consumo dos recursos do computador esteja muito elevado, você pode limpar algumas áreas de memória para evitar que a máquina comece a apresentar lentidão excessiva ou trave. Para isso, é só clicar no botão “Memory Reduction”, presente na tela principal da ferramenta.

Informações preciosas 

Clicando duas vezes sobre o ícone do Mem Reduct, presente na Bandeja do sistema, você tem acesso a alguns dados importantes referentes à memória física do computador e também ao arquivo de paginação.
Além da taxa de uso, a janela do programa mostra, em megabytes, o espaço total disponível para cada um desses recursos. Em posse dessas informações, você consegue avaliar melhor se é preciso encerrar algum aplicativo mais pesado que esteja em execução ou não





Configurações

Entre as opções que podem ser ajustadas no Mem Reduct está a taxa de atualização das informações mostradas na tela, identificada por “Refresh system tray information every”. Além disso, também é possível determinar quais áreas de memória serão limpas quando você clicar em “Memory Reduction”.
Algumas configurações extras também podem ser vistas da tela de personalização da aplicação, como permitir que o Mem Reduct faça a limpeza automática da memória caso o consumo chegue aos 90%.




Postado em